Advertise Here

emagrecendo nota 10!

- Another Blogger Blog's






COMPULSÃO ALIMENTAR

Muitas Pessoas passam por isso e as vezes não sabem que estão com este problema!

Não se dão conta do mal dessa doença!

Procurar ajuda o mais rápido possível é o melhor remédio!

Impulso incontrolável para comer. A compulsão alimentar pode aparecer em alguns transtornos alimentares como bulimia nervosa e compulsão alimentar periódica.

No caso da bulimia nervosa, a pessoa tem ataques compulsivos, mas depois da perda de controle, purga todo o alimento ingerido.

Já no caso da compulsão alimentar periódica a pessoa não tem controle, come vorazmente, sente-se arrependida, mas não purga, pois não existe a preocupação com o peso e o corpo, como é o caso dos obesos mórbidos.

Na realidade a pessoa que sofre de compulsão alimentar periódica não come pela fome física, aliás, ela não sabe o que é sentir fome, porque quando come é por puro impulso. Este ataque de comer exageradamente é conhecido pelo termo binge eating.

Durante os ataques de binge, o compulsivo alimentar chega a ingerir até dez mil calorias em uma única refeição, tem preferência por guloseimas e se não tiver, come coisas estranhas, do tipo: uma lata de leite condensado, feijão gelado com queijo, lasanha gelada e tudo que estiver ao seu alcance. Depois de um ataque alimentar, muitas vezes vem o arrependimento, a raiva e gera mais descontrole.

Estes episódios de binge eating têm um ciclo vicioso característico: Vontade de comer algo - comer muito rápido, exageradamente e escondido até acabar a comida - se empanturrar - arrepender - sentir raiva de si mesmo - se deprimir... e assim ciclicamente.


Será que o compulsivo realmente come por falta de vergonha e desleixo, como muitas pessoas pensam. Será que não existe nada por trás desta deformidade corporal?

Tem e têm muita coisa envolvida. A compulsão alimentar e a obesidade mórbida são doenças muito complexas porque tem um conjunto de fatores e complicadores que resultam na doença.Além do hábito alimentar, fator genético e estilo de vida, têm alguns fatores psicológicos e físicos.

No caso da compulsão alimentar periódica está claro que a pessoa não come por puro prazer, por que é desleixada, gorda e sem vergonha. Ela tem uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle da saciedade.

Quando os níveis de serotonina estão baixos, ocorrem a depressão e a tendência ao aumento de peso. Pois a comida, principalmente os alimentos energéticos tipo chocolates, doces, pães e massas, são estimulantes naturais de serotonina. Daí esses rompantes de fome ou vontade de atacar a geladeira.

Na realidade por traz deste comportamento compulsivo existe um problema psiquiátrico camuflado e uma dieta alimentar pobre em nutrientes, facilitando os rompantes de binge. Com o equilíbrio da serotonina e a mudança do hábito alimentar, a pessoa controla a ingestão de doces e fica satisfeita com o que comeu (saciedade).


PRESTE MUITA ATENÇÃO AOS SINTOMAS:

SINTOMAS DA COMPULSÃO ALIMENTAR


Apetite exagerado


Vontade incontrolável de comer quando esta triste


Comer exageradamente e rápido demais, pouca mastigação.


Arrependimento e tristeza após os rompantes



Tomar laxantes ou induzir Vomito;


Comer escondido


Constrangimento social


Sentir prazer imensurável ao comer ... como uma "criança no parque de diversão".


Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome;


Comer até se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado;


Esconder hábitos alimentares devido a vergonha ou embaraço;


Esconder comida para episódios de voracidade;


Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos e gerar lixo em excesso;


comer constantemente enquanto houver comida disponível;


Comer quando está sob pressão ou se sente psicologicamente diminuído/a;


Comer e ter crises de choro,de desespero;


Exprimir repugnância em relação a hábitos alimentares, peso, corpo ou aparência;


Expressar descontentamento com a aparência, peso ou auto-estima.


CAUSAS DA COMPULSÃO ALIMENTAR

A compulsão alimentar pode aparecer com um mau hábito alimentar durante as dietas radicais, fazendo com que o corpo crie um mecanismo de estímulo natural, com a ingestão excessiva de comida para equilibrar os níveis de serotonia. Isto acontece demais nas dietas proibitivas.

Após longos períodos de jejum também é comum ter um ataque compulsivo, como é o caso dos comedores compulsivos noturnos, que não comem quase nada durante o dia, e a noite o organismo tende compensar a dieta, comendo exageradamente no período noturno. Muitos acordam para comer e ingerem mais de 50% por cento das calorias diárias nas refeições noturnas.

Nos quadros de depressão pode haver um aumento de apetite principalmente por doces, massas e frituras, que são ótimos estimulantes de serotonia e dopamina. Criando uma dependência química com a comida, uma vez que ela equilibra os níveis bioquímicos do cérebro. Então sob tensão psicológica a comida é uma boa muleta para acalmar.



TRATAMENTO DA COMPULSÃO ALIMENTAR


Procure um psicólogo,ou Psiquiatra.
O tratamento é multidisciplinar, o compulsivo terá que passar por uma avaliação médica para avaliar a sua saúde e o excesso de peso. Após esta avaliação, se houver problemas psiquiátricos o compulsivo terá que iniciar um tratamento com medicação para equilibrar a química cerebral, e melhorar os níveis de serotonia e dopamina, tratando também de uma suposta depressão. Aliado a isto terá que iniciar um processo de reeducação alimentar, com uma dieta equilibrada, com refeições freqüentes e balanceadas.

Matéria Retirado da Internet

4 comentários:

Anônimo disse...

Lindinha, cade vc??
sumiu do meu cantinho?
estou com saudades.
Beijo

Anônimo disse...

este tem sido um problema cada dia mais comum...infelizmente já fui bulímica e tenho tanto medo da bulimia qto da compulsão. EMBORA NUNCA TER TIDO PROBLEMAS DE COMPULSÃO MESMO...mas não deve ser fácil...

Anônimo disse...

eu tenho!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
mas tento controlar sempre..
bjo.. um ótimo sabado!

* Aline Virtus * disse...

É, esse assunto é sério mesmo. Já tive ataques compulsivos algumas vezes e não foi nada legal. Minha mãe também passou/passa pelo mesmo problema. É duro, mas temos que encontrar uma solução com a ajuda divina e de profissionais!

Post bem informativo! Bjs

Postar um comentário